Página Inicial > Empreendedorismo, Gestão Empresarial > A Rotina Pesada de Micro Empresário

A Rotina Pesada de Micro Empresário

rotina1

Confesso que me preocupo quando recebo clientes que querem montar uma empresa começando pelo REGISTRO .  Como gosto de conversar quero saber da história do início… como surgiu a idéia do negócio, se já trabalha no ramo, se já tem local definido etc… e descubro que a maioria também vem descobrir  e aventurar-se no ramo dos negócios. Por motivos variados os candidatos a empresários anseiam por lançar-se no mercado apenas com coragem (guerreiros da sobrevivência ), e pouco conhecimento sobre o assunto.

 Eu me peguei a pensar que a maioria deles nem sequer sonha com a rotina pesada  de um micro empresário. Fiquei pensando e tentei explicar que :

Vamos lá:

Ele precisa apurar o caixa da empresa  e preocupar-se com os vencimentos dos fornecedores (finanças), para que haja abastecimento garantindo a produção. Mas para garantir a produção não vale só pagar os fornecedores de mercadorias tem que pagar os funcionários (finanças) e os impostos sobre o serviço dos funcionários (finanças) tudo na data certa  para não pagar multas e juros aumentando a necessidade de mais finanças e problemas com a justiça do trabalho (finanças) então para isso ele precisa de uma ajudinha nesse ramo, um especialista – o contador (finanças). Mas o telefone precisa funcionar senão não se recebe pedidos e não se faz pedidos (finanças), a luz também precisa funcionar (finanças), o cliente sempre repara na limpeza do local (finanças). E para reduzir a necessidade de  “finanças” no final do mês, o empresário precisa produzir mais com menos (produtividade),padronizar medidas (planejamento de custo e redução de desperdício),  descobrir a rota mais econômica para suas entregas (logística),pedir desconto, pedir prazo (negociação).  E para gerar “finanças” pra tudo isso é preciso vender e pra vender é preciso atrair clientes (marketing-propaganda – finanças ), garantir a venda do produto (atendimento – treinamento – finanças) e ter preço atraente ou justificável (colocar todas as “finanças” dentro + lucro) e ainda ser competitivo (mercado).

E além de tudo isso ele ainda precisa: controlar a produção, controlar o estoque, dirigir os funcionários, orientar o atendimento, criar um banco de dados para rede de relacionamento com os clientes (pra fidelizar),  pagar  duplicatas, receber duplicata,  e por último dar satisfações das suas “finanças” para o gerente do banco, se quiser mais finanças é claro!

Ufa, Cansei!

E no dia seguinte começa tudo de novo

 

About these ads
  1. Adalberto Pinheiro
    6 novembro, 2008 às 8:13 am

    O pior de tudo é que isto acontece todo dia/semana/mês/ano. Para piorar um pouco mais, normalmente o grau de escolaridade da grande maioria desses empresários e “baixíssimo”, o que dificulta em muito por em prática boa parte dos controles necessários para uma boa gestão. Sem contar que também a grande maioria acha que ser empresário é moleza, ou seja, monto meu negócio hoje e amanhã já estou quase rico, e mais trabalhando pouco, o que na realidade é “completamente diferente”, isto é, tem que trabalhar muito (muitas vezes 12/14 horas/dia). Sem contar que dependendo do negócio, leva anos para ter o retorno do capital investido.
    Quer ver outro complicador que acontece na prática, principalmente nos micros, ele mistura a pessoa física com a jurídica, andando muitas vezes com o talão de cheque da empresa no bolso, ficando no final completamente perdido. Isso numa visão muito rápida. Se formos abrir uma discussão a este respeito, acabaremos encontrando outros inúmeros complicadores.
    CONCLUSÃO: Realmente não é fácil ser empresário. Os mesmos são verdadeiros herois.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: