Inicial > Empreendedorismo > Será que estou apto a exportar?

Será que estou apto a exportar?

A internacionalização de uma empresa é o processo de atuar no mercado externo através da exportação, de arranjos contratuais, estabelecimento de subsidiária de vendas no exterior, produção no exterior. Mas a sua empresa está apta a entrar no mercado internacional?

Inserir uma empresa no cenário internacional não é uma tarefa simples, mas é perfeitamente possível desde que a empresa esteja internamente bem estruturada. Mas o quê se quer dizer com bem estruturada? Uma empresa bem estruturada internamente é aquela que conhece muito bem os seus processos e procedimentos, tem conhecimento dos custos, sabe a que público o seu produto atende, tem pleno controle gerencial, tem planejamento estruturado e conhecido por sua equipe (não está só na cabeça do dono), que principalmente sabe onde quer chegar (planejamento estratégico).

Depois de checar como andam as finanças de sua empresa, sua capacidade produtiva, seu controle de qualidade, sua equipe, seus custos ….voce deve sondar o mercado, procurar saber quais países importam mais produtos similares aos seus, para isso voce precisa saber qual a NCM (nomenclatura comum do mercosul) do seu produto, que voce pode pesquisar no site:http://www.braziltradenet.gov.br,, e veja as estatísticas de exportação  no site http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/ . Verifique as exigencias da legislação específica para a entrada de produtos naquele país (sanitária, por exemplo).

Vale muito a pena sondar o interesse do mercado consumidor pelo o seu produto, antes de lançar-se ao mercado. Visto o interesse, faça uma planilha de custos, isso inclui verificar despesas aduaneiras para o desembaraço da mercadoria e  se serão necessários novos investimento para adequação de produto (novas formas, modelagens etc…). . Vale ressaltar que os correios possuem o Exporta Fácil, http://www.correios.com.br/exporte/default.cfm onde  voce pode exportar até $ 50.000, 00 dolares  por remessa a custos mais baratos (há de se verificar os tamanhos possíveis de embalagens) para esse caso.

Contudo 1 alerta: 40% das MPEs que estrearam na exportação (2007) deixaram de exportar no ano seguinte.  A internacionalização de uma  empresa não deve ser uma ato de desespero, como última tentativa de descarregar uma mercadoria que ficou encalhada a preços maiores no intuito de saldar dívidas anteriores. É necessário todo um processo de preparo para que voce não cometa erros e comprometa seu desempenho no mercado externo. Mas tudo depende de você empresário, da sua capacidade de correr atras da informação da sua capacidade de deixar sua empresa estruturada para atender ao mercado internacional.

Abaixo outros sites úteis:

www.mdic.gov.br

www.anvisa.gov.br

www.inmetro.gov.br

http://www.funcex.com.br/

http://www.apexbrasil.com.br/portal_apex

 

Boa Sorte!

Texto inspirado na palestra de Fernando Jose Ribeiro ( economista-chefe da FUNCEX)

 

 

 

 

 

 

  1. Renata
    15 abril, 2010 às 5:21 am

    quais os orgãos necessario para que uma empresa esteja apta a exportação

    • Renata
      15 abril, 2010 às 5:29 am

      Renata :quais os orgãos necessario para que uma empresa esteja apta a exportação

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: